quarta-feira, 8 de junho de 2011

Políticas públicas inadequadas nos separam?

Ontem respondi ao senador Requião que a norma culta não poderia servir como dispositivo de segregação social. Esta resposta, figurada numa mensagem, foi retransmitida em seu microblog. Fui sucinto e desconsiderei as dimensões dantescas da separação que a classe política nos impinge. Hoje debruço-me sobre o tema.

Em tom não tão vago, temos dois exemplos recentes: livros do MEC e criação de novas unidades federativas.

Em prol do dinamismo pragmático do idioma esfacelou-se não só a garantia da concordância verbal e da sintaxe, mas a identidade nacional. O livro didático que corrobora com a desintegração nacional, intitulado Por uma Vida Melhor, deprime o conceito de Nação e preconiza a discórdia com a característica que configura homogeneidade ao povo - ressalvando o apartidarismo do termo. A linguagem não é meramente um veiculo transmissor de informação.

Em relação aos estados, alguns absurdos circundam a aura pérfida destas criações - tem-se a aprovação da realização do plebiscito para a fundação do Estado de Carajás, bem como pela aprovação do Estado de Tapajós. Intrinsicamente a essas perniciosidades pressupõe-se novos Executivos, Legislativos, Judiciários, assim como novas estruturas físicas e administrativas.

Temáticas vis e sórdidas como estas marginalizam a frágil Federação, ainda que convencionalmente nos consagrem política e juridicamente como detentores de um sistema político federalista consolidado. Em suma, o Brasil é um Estado Unitário de dimensões continentais que atribui à União Federal a ampla gama de poderes, resquiciando competências jurídicas na esfera administrativa, política e socioeconômica aos minguados (e muitos deles deficitários) Estados.

Ao contrário do que se quer fazer crer, as reduções dos mecanismos que conferenciam integração pátria não prezam pela pluralidade social e cultural brasileira. A afronta à consolidação da força coletiva está latente.

Por que suplantam piamente o idioma e a união - dispositivos a serviço da integração dos mais diversos grupos étnicos, linguísticos, religiosos e regionais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário