quinta-feira, 9 de junho de 2011

A capital fluminense possui patrimônio histórico e cultural?

Rio de Janeiro. Não me é contida as elucubrações histórico-culturais da clamada Cidade Maravilhosa, batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro, quando palco das manobras militares de Estácio de Sá em 1565. Os percalços que atualmente vitimizam a sociedade fluminense, tenho certeza, não derivam da edificação municipal daquela unidade territorial - que foi capital da colônia, do império e da república.
Ainda assim, ater-me-ei ao definhamento do patrimônio carioca, consequente e não causador da desvalorização do culto fluminense à sua história. Para didatismo, entenda patrimônio histórico como um bem natural, móvel ou imóvel que represente significatividade estética, documental, científica, social, espiritual e ecológica a uma sociedade.
Patrimônio, para maior complementaridade, pressupõe legado, posse e herança. O povo carioca, em contrapartida, não herda a cultura fulgurante do seu passado histórico. Os cariocas, de um modo geral, não atribuem valor à historicidade local.
O patrimônio cultural é de uma importância inequívoca à memória e à identidade. Percebe-se, clarividente, num exemplo contumaz, que os patrimônios de algumas tribos indígenas são imateriais. Oral ou gestualmente filosofia, valores e formas advêm deste patrimônio. Antagonicamente o culto fluminense para com sua história inexiste, se posto em relevância as faraônicas produções artísticas que lhes contemplam as vistas. A materialidade da produção histórica, que intriga aqueles que vêem com nulidade suas raízes, não compadece a opinião carioca.
Valorizar o patrimônio histórico é assumir relação com o passado e a ele atribuir significados.  As limítrofes visualidades comerciais e violatórias do patrimônio são insultantes.
Se valorização patrimonial sedimenta que a ela deve-se atribuir significados, têm os cariocas um patrimônio histórico?
Como se não bastasse o sol nascer na enseada do Botafogo, os cariocas ainda têm Jesus Cristo abraçando a Guanabara, no alto do Corcovado. O que mais necessitam para que se tenha valorização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário